Tema de redação Enem 2016 – Assista uma aula online!

A redação é uma das provas mais importantes nos vestibulares e dos processos seletivos. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), teste utilizado para o ingresso nas universidades federais do país, a redação tem um peso muito grande na média final do estudante, valendo 20% na nota final e ao todo ela pode chegar a mil pontos. 

A prova geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e sociedade.

Preparação para o Enem

Como em edições passadas, a prova do Enem envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. O exame usa competências e habilidades com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil.

Ele é composto por quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio, além disso, possui uma prova de redação que vale muito na nota final.

enem

Enem 2016. Imagem:divulgação

Devido a grande quantidade de conteúdo é preciso estudar antecipadamente para o exame. É interessante o estudante se organizar e fazer um esquema de estudo das matérias que mais aparecem no Enem.

Como se planejar para o Enem

Antes de começar a estudar é importante fazer um planejamento, com as metas da semana, incluindo os assuntos que devem ser estudados de cada matéria, durante o período.

Um esquema de estudo ajuda a ganhar tempo e permite criar uma rotina programada, com prazos e tarefas, ajudando a aprender todos os conteúdos até o dia da prova.

esquema-de-estudos

Esquema de estudos. Imagem:divulgação

Nesse planejamento é importante fazer a divisão de tempo para cada conteúdo, com atividades diárias e horárias para a revisão dos assuntos.

Na internet, há vídeo-aulas gratuitas com conteúdo atualizado que pode ajudar o estudante na hora de tirar dúvidas. Há ainda simulados gratuitos e as questões de edições passadas disponíveis para os estudantes resolverem. Quanto maior o número de simulados, maior a chance do candidato se acostumar com o modelo da prova e se sair bem durante o exame.

Como é a prova de redação do Enem

Geralmente, os textos cobrados na redação do Enem estão entre nos seguintes estilos: narração, dissertação e descrição. Contudo, isso não significa que modelos como carta, poesia ou mesmo crônica caiam na prova.

Por isso, o candidato deve estudar todos os tipos de textos e, no momento da escrita, respeitar as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e a acentuação.

(Foto: divulgação)

Prova do Enem. Imagem:divulgação

A dissertação é o tipo de texto mais comum na prova de redação. Nele se deve ter um texto argumentativo, além disso, o estudante deve demonstrar conhecimento sobre o tema escolhido, abordando causas, consequências, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Nesse modelo, se usa verbo na terceira pessoa do singular, frases curtas e objetivas. É preciso evitar termos coloquiais e a utilização de palavras no gerúndio. O texto deve ser bem fundamentado, com argumentos corretos e persuasivos.

Aula online de Redação para o Enem

aula-online

Existem cursos com aulas online específicas para a redação do Enem na Internet. Os estudantes podem tirar dúvidas, receber dicas e praticar com temas prováveis da próxima redação do Enem. O candidato ainda aprende um esquema para construir o seu texto e desenvolver o assunto sem sair do tema e respeitando as regras textuais e gramaticais.

É preciso ter foco nos estudos e não desistir. Planeje os estudos, mas também deixe um tempinho para o descanso e o divertimento, isso também é essencial no planejamento para alcançar o seu objetivo de tirar uma boa nota e ingressar em uma universidade.

aula-de-redacao-gratuita

Conheça a Professora Débora Marasca, onde ela te apresenta um método dinâmico para você tirar NOTA MIL na redação do Enem! Clique aqui e tenha acesso a aula online gratuita.

Temas da prova de redação

O tema da redação, normalmente, é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser assuntos das provas. Alguns são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.

Recomendados para você: