Dicas de redação para Vestibular 2015

Uma das provas mais importantes nos vestibulares e processos seletivos é a de uma redação. Essa geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e na sociedade. Existem alguns tipos de estilo de textos que são mais recorrentes nas provas de redação e assuntos que quase sempre são abordados. Sendo assim, confira abaixo os temas que podem aparecer nas redações dos vestibulares deste ano.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Tipo de textos para as provas de redação

Geralmente, os textos cobrados nas redações dos principais vestibulares e processos seletivos estão nos seguintes estilos: narração, dissertação e descrição. Contudo, isso não significa que estilos como carta, poesia ou mesmo crônica caiam na prova. Por isso, o candidato deve estudar todos os tipos de textos e, no momento da escrita, respeitar as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e a acentuação.

Entres os tipos acima citados, o mais comum é a dissertação. Nessa a redação deve ter um texto argumentativo, além disso, o estudante deve demonstrar conhecimento sobre o tema escolhido, abordando causas, conseguências, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Possíveis temas de prova de redação dos vestibulares 2015

O tema da redação dos vestibulares, normalmente, é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser assuntos das provas. Alguns são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.

A falta d’água pode ser um possível tema já que este problema faz parte, há mais de um ano, da vida dos moradores do sudeste e persiste, há mais de um século, no cotidiano de nordestinos. A prova pode solicitar que o assunto seja discutido sobre esse viés, questionando as políticas de públicas de combate à seca e o comportamento da população para evitar a falta d’água.
REDACAO2

Temas que podem se repetir nos vestibulares de 2015

Outro assunto relacionado à falta de recursos hídricos é a crise do setor energético que está impactando no aumento da conta de energia e, por consequência, no setor comercial, industrial e na própria residência das pessoas. A prova pode pedir para o estudante relacionar a falta de recursos, as questões políticas nessa crise e a solução para a geração de energia, principalmente, uma energia que impacte menos no meio ambiente.

Temas que sempre aparecem nos vestibulares estão relacionados à política, inclusão social, mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade, preconceito e violência contra mulher e homossexuais, tolerância religiosa e racismo.

Recomendados para você: