Dicas de redação para o Enem 2015

O Enem 2015 se aproxima, e com sua aproximação, os candidatos buscam cada vez mais melhorar seus resultados, tanto na parte objetiva, quanto em sua capacidade de redigir uma boa redação, que possa lhes dar uma nota 10 na avaliação.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O segredo para uma redação excelente, digna de nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio, não está na complexidade das palavras usadas, ou do pensamento desenvolvido. Está na capacidade de demonstrar uma ideia com clareza e qualidade no texto. Separamos algumas dicas que farão da sua redação, um texto digno de nota 10.

Redação do ENEM – Dicas essenciais

Ao desenvolver um texto para o ENEM 2015, lembre-se que a forma de redação exigida pelos examinadores é a forma dissertativa argumentativa, o que exige do candidato um posicionamento sobre um tema proposto, além da apresentação de uma solução ao problema.

banner_apostila_600x300_1

Para conseguir desenvolver uma excelente redação dissertativa argumentativa, lembre-se que é necessário seguir os seguintes passos:

  • Respeite a linha de desenvolvimento: Toda redação tem começo, meio e fim.
  • Nunca transfira parte do texto base, para sua redação: Os examinadores querem conhecer os seus argumentos e as suas palavras.
  • Tome cuidado com a coesão das frases: Frases coesas são aquelas que possuem uma junção de palavras que fazem sentido naquele conjunto.
  • Muito cuidado com a coerência: Um texto coerente é um texto que possui uma linha de raciocínio clara e um seguimento lógico.
  • Cuidado com citações: Lembre-se que citar muito ao pensamento de outros, empobrece seu próprio pensamento.
  • Cuidado com pontuação e acentuação: Assim como um texto sem acentuação se torna impossível de ler, um texto pontuado em excesso se torna extremamente cansativo, e quando pontuado de maneira incorreta, uma ideia boa pode se tornar o oposto ao que se pensou, pois uma virgula muda todo o sentido da frase.

    Foto: divulgação

    Foto: divulgação

Dicas importantes para uma boa redação

Além dos cuidados essenciais com seu texto, é necessário, ainda, prestar atenção a alguns detalhes que poderão levar sua redação ao topo, ou para a segunda divisão.

  • Errar talvez, rasurar jamais: Cuidado na hora de transferir a redação para a folha correta. Em caso de erro, nunca rasure a folha. Coloque a palavra entre parentes e passe apenas um risco. O ideal é não errar, mas desta forma é descontado uma pontuação menor do que em uma rasura.
  • Contorne, use sinônimos: Se não souber como escrever aquela palavra, se é com x ou ch, s ou SS ou ç, lembre que no português a mesma ideia pode ser representada por inúmeras palavras diferentes. Escolha um sinônimo.
  • Nunca escreva “Fim”.
  • Sempre se lembre do Titulo: O título de uma redação nunca deve ser o mesmo do problema exposto, lembre-se disso.

banner_apostila_728x90_1

Com essas dicas em mente, basta se esforçar e escrever uma boa redação, pois estes são os principais pontos em que muitos candidatos se perdem.

Recomendados para você: