Como fazer uma redação com estrutura e organização?

Construir uma boa redação depende de certo domínio da língua portuguesa e de suas normas estruturais. Não basta ter um português impecável e ideias incríveis, é necessário saber expressar isso em um texto estruturado e organizado.

Entender a base da construção textual é essencial para conseguir desenvolver uma redação de qualidade. Isso não apenas significa saber ortografia, mas também entender de gramática e interpretação de texto. E é neste ponto que muitos autores se perdem.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Construindo uma redação – Como fazer

O primeiro passo para conseguir construir um texto de qualidade, é aprender a organizar as ideias. Toda redação de qualidade, possui essencialmente a mesma estrutura, que é:

  • Introdução: A introdução é o começo, um ou dois parágrafos dedicados unicamente a introduzir o tema ou problema proposto.

  • Desenvolvimento: O desenvolvimento também é conhecido como “meio”. Este é o corpo do texto, onde a maior parte da produção textual é desenvolvida. É neste pedaço do texto que o tema é aberto e argumentado a favor da opinião do autor.

  • Desfecho: O Fim da redação. Também conhecido como proposição de uma solução ao problema. Neste espaço de aproximadamente cinco a oito linhas, o autor deve apresentar uma solução efetiva ao problema apresentado no tema.

Além da estrutura básica, a redação também deve contar, invariavelmente com um título, mas este titulo não pode ser o mesmo do problema, ou parte de alguma citação dada como exemplo para o desenvolvimento do pensamento do autor.
REDACAO2

Organizando sua redação

A redação começa muito antes do autor começar a colocar as palavras no papel em uma construção textual. Ela deve começar em uma organização de ideias. Toda redação possui duas páginas, uma para rascunho e uma para a redação definitiva. Não tenha medo de utilizar o verso do rascunho, ou os cantos dele para criar tópicos que lhe dêem uma noção da ordem em que se deve traçar o texto.

A organização é peculiar de cada um, mas uma coisa é certa, por mais organizado que seja o texto, a folha de rascunho deve ser uma bagunça, pois é nela que as ideias fluirão antes de serem montadas e encaixadas em uma linha de raciocínio.
banner-tecnicas-de-redacao-horizontal-11Então, aproveite bem ela, ou até mesmo espaços em branco da prova, e crie tópicos, perguntas e dê à sua mente, uma ajuda visual para o que se quer escrever, então escreva e apenas após ter a certeza de que se atingiu o objetivo, transfira o texto para a folha definitiva.

Recomendados para você: